Dicas para Bebes

Você sabe quando começar a higiene bucal dos bebês?

Os cuidados com os dentes dos pequenos despertam muitas dúvidas em papais e mamães, e uma das mais comuns é sobre: quando começar a escovação?

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) a orientação é que a escovação comece logo quando os primeiros dentinhos começarem nascer, geralmente, a partir dos 6 meses de idade. Mesmo sendo os famosos dentes de “leite” eles precisam de cuidados, pois podem sofrer com a temida cárie.

Sem contar que eles tem funções importantes como guiar o nascimento dos dentes permanentes e garantir o bom desenvolvimento da mastigação no início da alimentação sólida.

Acima de tudo é indicado sempre levar a criança, ainda nesta fase, para uma consulta com o odontopediatra, assim ele poderá esclarecer todas as dúvidas, além de fornecer as orientações necessárias ao bom desenvolvimento da saúde bucal do bebê.

Mas qual tipo de escova e pasta de dente usar?

Como as gengivas e os dentes dos pequenos são muito delicados é preciso ter uma escova adequada para cada idade – geralmente está indicado no rótulo – mas escolha por uma escova com cerdas macias, cabo longo e cabeça pequena, para que ajude a acessar os lugares mais difíceis da boca. Mas lembre-se, escovas precisam ser trocadas no máximo, a cada três meses.

Já o uso do creme dental deve ter início assim que nascer o primeiro dentinho. Para os recém nascidos é recomendado um produto com baixa ou sem nenhuma quantidade de flúor.

Passo a passo da escovação

A limpeza dos dentinhos precisa ser realizada pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente após as principais refeições e priorizando as escovações noturnas. Devem ser feitas da seguinte maneira:

01 – Coloque o bebê de costas, com a cabeça apoiada sobre o seu corpo para dar sustentação;

02 – Use a quantidade de creme dental indicada para não ter a necessidade de enxágue (até que o bebê consiga cuspir);

03 – Faça pequenos movimentos circulares com a escova nas partes frontal e traseira de cada dente do bebê;

04 – Escove os dentes do fundo com movimentos de vai e vem (trenzinho);

05 – Para finalizar, passe a escova nas bochechas e na língua.

Mas lembre-se: Como os bebês não sabem cuspir e vão engolir a água, é preciso usar a quantidade correta de pasta de dente. Para crianças até 2 anos, a quantidade deve ser equivalente a meio grão de arroz cru. De 2 a 5 anos, do tamanho de um grão de arroz cru e para crianças maiores de 6 anos, do tamanho de um grão de ervilha.

A escovação é muito importante para a saúde bucal dos pequenos e você tem o papel de estimular esse hábito na vida do seu filho desde cedo.

Fonte: Blog Uniodonto