Dicas para Mamães

05 atividades de Páscoa para fazer com as crianças

A Páscoa é um período cheio de simbologia religiosa, mas também regado a muitos ovos de chocolate e por isso é uma data muito esperada pelas crianças.

Pensando neste período de reflexão e união, listamos algumas atividades e brincadeiras para fazer com os pequenos e criar um feriado mais divertido e educativo, com muito carinho e dedicação. Confira!


01 – Clássica Caça aos ovos:

Uma brincadeira clássica, que pode ser feita de várias maneiras e que não poderia ficar de fora da nossa lista. Você pode optar pelos ovos tradicionais ou comprar chocolates variados criando uma cesta repleta de doces.


Para a brincadeira ficar mais divertida, coloque dicas em pedaços de papéis pelo caminho com curiosidades sobre a páscoa ou até mesmo palavras de incentivo para a criançada. Por exemplo: “Você é especial”; “Você é inteligente”; e outras (dependendo da idade da criança). Já para os menores, que ainda não sabem ler, você pode contar uma história dizendo que o coelhinho passou por ali e escondeu os chocolates em algum lugar e, para incrementar, desenhe patas de coelho no chão com papéis, algodão, trigo ou algum outro material da sua preferência.


02 – Pintura de ovos

Outra tradicional atividade são os ovos decorados que se tornam verdadeiras obras de arte.

Primeiro passo: use ovos cozidos ou faça um buraco nos ovos e retire o seu interior.

Segundo passo: separe materiais como tintas, canetas coloridas, brilhos e deixe os pequenos usarem a imaginação.
Terceiro passo: decore o ambiente com as obras de arte.


03 – Pintura de rosto e arcos decorativos

Na Páscoa não pode faltar os rostos pintados e a caracterização dos coelhinhos pulando pela casa. Para esta atividade, atente-se nas tintas e materiais usados que não afetam a saúde da criança. Opte por produtos próprios para a pintura facial.

Faça carinhas de coelho e finalize com orelhas em arcos. As orelhinhas podem ser parte de mais uma atividade: deixe que a própria criança faça a sua!


04 – Corrida da Páscoa e Ovo na Colher

Duas brincadeiras simples e que ajudam a entreter a criançada na reunião do almoço de páscoa.

Para a primeira, arrume alguns sacos resistentes e delimite uma linha de saída e de chegada no chão. A criança que chegar primeiro no outro extremo, pulando dentro do saco como um coelhinho, ganha.

Já para a segunda, use ovos cozidos ou ovinhos de chocolate para ficar mais divertido. Cada criança deve levar uma colher de sopa à boca e, na colher, um ovinho de chocolate. A lógica da brincadeira é andar o mais rápido possível, até alcançar o ponto de chegada e sem deixar o ovo cair da colher.


05 – Amigo chocolate

Está é uma forma de incentivar as crianças a partilhar os doces e chocolates com os irmãos, primos, amiguinhos e até mesmo com os mais velhos.

Compre ou prepare bombons, trufas e chocolates com as crianças. Coloque em embalagens coloridas, feche com laços ou adesivos e explique para a criança que ela deve dar de presente para as pessoas da casa, ou a quem chegar para o almoço em família.

Lembre-se de deixar a criança participar de todo o processo da atividade.


Dica extra!

Os doces não são liberados para menores de 01 ano, por isso devem ser oferecidos às crianças preferencialmente só após os 3 anos. Os chocolates têm uma enorme quantidade de açúcar e gordura — especialmente o chocolate ao leite, um dos preferidos dos pequenos.

“Então, qual é o melhor tipo de chocolate para as crianças?”

Vai chegar uma hora em que a criança vai pedir o doce, isso será inevitável. Por isso ofereça o chocolate meio amargo, que tem um índice menor de gordura, quase não tem açúcar e conta com bastante cacau, que contém substâncias benéficas e antioxidantes. O pior de todos é o chocolate branco, que não tem nada de cacau, apenas gordura.

Sem contar as castanhas e outras especiarias, que são acrescentadas nos doces e que são alergênicos e podem causar crises em algumas crianças.

Com poucos recursos e até itens que você tem em casa, é prático e fácil preparar as atividades de Páscoa para os pequenos. Compartilhe essas dicas para outros papais e garanta mais diversão para este tempo de celebração!

Fonte: Blog Tudo Gostoso, Team Tex e Revista Crescer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.