Dicas para Mamães

6 mudanças no corpo durante a gravidez

Durante todo o período da gravidez, o corpo da mulher sofre uma série de mudanças por causa da intensa produção hormonal e das demais adaptações necessárias para que uma nova vida possa ser gerada.

Entender essas mudanças são essenciais para que as gestantes possam sinalizar ao médico e a equipe de saúde, as situações não esperadas e que podem indicar algum problema.

Pensando nisso, separamos algumas situações que acontecem no corpo durante a gravidez. Confira:

— Náuseas e enjoos

Durante o primeiro trimestre da gravidez as náuseas são muito comuns. Elas acontecem por causa dos altos níveis de estrogênio, hCG, progesterona no organismo e costumam durar, em média, até a 12ª semana de gestação.

— Mudanças nos seios

As alterações na mama são uma das primeiras mudanças que a mulher começa a notar quando está grávida. Os seios ficam mais cheios e macios, já os mamilos e a auréolas ficam mais escuros.

— Formigamentos nas pernas e varizes

Com o aumento do peso corporal, do relaxamento de algumas veias e do fluxo sanguíneo, podem ocorrer uma sobrecarga nas pernas, causando varizes e inchaços.

Evitar ficar muito tempo em pé ou sentada ajuda bastante como prevenção. Quando for repousar tente manter as pernas ligeiramente elevadas e meias de apoio podem ser recomendadas pelo seu médico.

— Mudanças na pele

Manchas marrons (melasmas) costumam aparecer principalmente no rosto, isso acontece por conta do excesso de hormônios. Por isso, fazer uso de filtros solares especiais para gestantes, mesmo em dias frios, ajudam a não agravar ainda mais o problema.

— Cabelos

Algumas mulheres percebem que seus cabelos ficam mais grossos durante a gravidez, já outras acreditam que os fios ficam quebradiços e secos. E eles podem ficar mesmo.

Isso ocorre porque o estrogênio prolonga o ciclo de crescimento do cabelo, permanecendo em sua fase de repouso por mais tempo, ficando na cabeça além do prazo.

Mas vale ressaltar que isso é apenas temporário e os fios podem cair assim que o bebê nascer.

— Dores, sono e cansaço

Fadigas, sensações de cansaço e sonolência, são avassaladoras em alguns momentos da gravidez. Estas sensações estão ligadas pelas alterações hormonais, pelo desenvolvimento dos órgãos do bebê e pela ação de metabolização dos alimentos no corpo a um ritmo mais rápido.

Com tudo isso, o corpo tende a pesar cada vez mais trazendo modificações na posição da coluna e compressão dos nervosos, resultando em dores lombares e até alterações da sensibilidade com formigamento em braços e pernas.

 

Conhecer o corpo e entender as modificações que ele passará durante a gestação é fundamental para que as mulheres possam monitorar a gravidez e se manterem saudáveis durante todo o período. Consulte sempre o seu médico ou o seu especialista!

Fonte: Unimed/Vive Bem