Dicas para Mamães

A Importância do Teatro na educação e formação infantil

O teatro é uma das formas de expressão mais antigas que existem, alguns acreditam que antes mesmo da Grécia antiga, os homens das cavernas já se expressavam e se comunicavam através de gestos e sons. Muito mais do que apenas uma forma de hobby ou entretenimento, o teatro é uma ferramenta educacional importante na formação do ser humano. Suas propostas são um terreno de experimentação, tornando os indivíduos mais preparados para lidar com a sociedade e seus dilemas.

Além disso, as primeiras fases da vida são muito importantes para o contato com essa arte, por ser um período que demanda um trabalho direto com a criatividade e o experimento de diferentes papéis ajudam na preparação para desafios inesperados. O movimento e a expressão corporal também são relevantes nesse contexto.

O mês de março é marcado pelo Dia Nacional do Teatro Infantil e Juventude (20/03), e o Dia Universal do Teatro (21/03), datas que têm como foco o trabalho e valorização do teatro.

Pensando nisso, listamos alguns benefícios da prática do teatro no desenvolvimento infantil:

– Melhora a socialização

Por ser uma arte praticada em grupo, as crianças aprendem a conviver com os colegas e a socializar com as diferenças. São inúmeros os exercícios que estimulam o trabalho em equipe e a cooperação, além das improvisações que simulam a vida em sociedade.

– Aumenta a autoestima

Ajuda a criança a se conhecer e aprender a se expressar como é, conquistando a elevação da autoestima. Além disso, aprendem a apreciar seus pontos fortes e ter consciência dos aspectos que precisam melhorar.

– Autonomia

Mesmo sendo uma atividade coletiva, o teatro incentiva a criança a responder individualmente a estímulos externos. Exercícios de improvisação exigem tomada de decisão e capacidade de se adaptar a diversas situações, possibilitando à criança agir por conta própria e desenvolver uma atitude mais independente, o que aumenta sua autonomia.

– Noções corporais e de espaço

Como o trabalho acontece totalmente pelo corpo, os exercícios de teatro aumentam a consciência corporal e a noção espacial da criança, facilitando sua maneira de se portar em cena, bem como no mundo.

– Estimula a leitura

Os textos são parte importante no processo de ensaios e montagens. Por isso, para crianças já alfabetizadas, a leitura auxilia na compreensão textual e incentiva a vontade de ler outros textos. Para as crianças que ainda não sabem ler, as atividades no teatro que envolvem texto podem ajudar no processo de alfabetização, assim como instigar sua curiosidade para conhecer novas histórias.

– Trabalha a criatividade e imaginação

Todo processo criativo é fundamental e exige uma boa dose de imaginação. Ao fazer teatro, as crianças exercitam a imaginação na hora de criar personagens, na escolha dos figurinos e até na escrita e leitura do texto. Tudo isso de forma leve e divertida!

– Desenvolve a Voz

Além do corpo, a voz é uma das principais ferramentas do ator, e estar atento aos cuidados e possibilidades vocais é muito importante. Exercícios vocais de aquecimento e treinamento são regularmente praticados nas aulas, gerando melhor aproveitamento dos recursos vocais e garantindo ao aluno uma melhor expressão vocal para os palcos e para a vida cotidiana.

– Combate a timidez

Por serem aulas dinâmicas e divertidas, com jogos e brincadeiras, as crianças conseguem se expressar com maior facilidade, auxiliando no processo de desinibição. Assim, elas se sentem mais seguras e à vontade para falar e interagir com outras crianças.

Além de todos esses benefícios, o teatro também trabalha o protagonismo, trazendo para a criança a capacidade de confiar em si mesma e realizar tudo o que sonha ou deseja.

Essas e outras inúmeras competências são importantes e necessárias para o desenvolvimento infantil, não só para a vida pessoal, mas também para o futuro profissional dos pequenos. Leve a criançada para uma aula experimental. Quem sabe, além de tudo isso que falamos, novos  talentos não são descobertos?

Fonte: Belas Artes / Escola Wolf Maya / Viva Arte Viva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.