Dicas para Mamães

Atividades de Natal

O Natal é uma data celebrada de diversas formas ao redor do mundo com as tradições de cada país e região. É o momento de reunir toda a família, mas além de toda festividade, é união, solidariedade e amor. Sabemos que é um momento que envolve muita emoção, inspiração, imaginação, principalmente para as crianças. A famosa magia do Natal!

E sabemos que papais e mamães precisam inovar a cada ano para mostrar aos pequenos a importância e o significado desta comemoração.

Pensando nisso, preparamos algumas propostas e ideias de atividades para fazer com as crianças vivam este momento de forma inesquecível e que se tornem lembranças memoráveis!

Mãos à obra? Que o Papai Noel está chegando!

Árvore de Natal Criativa
Vamos inovar, busque criar sua própria árvore de natal com as crianças, conforme a imaginação delas decidirem, isso irá estimular a criatividade.

A árvore pode ser feita ou decorada com:
– Gravetos e pinhas;
– Livros;
– Brinquedos das crianças;
– Material reciclado (papelão, lacres, tampinhas e outros)
– Tecidos;
– E o que mais a imaginação permitir.

Árvore de Natal Montessori
Uma árvore de Natal Montessori proporciona muitas possibilidades de aprendizado cognitivo e motor. Além de permitir que, desde bebês, possam vivenciar as tradições natalinas.

Vantagens:
– Material inquebrável;
– Pode se tornar um jogo para as crianças;
– Favorece o desenvolvimento psicomotor
– Desenvolve a linguagem;


Cartões de Natal
Independentemente da idade, as crianças amam pintar, colorir e rabiscar, por isso, crie cartões lindos e coloridos tanto para decorar o ambiente da árvore ou até mesmo para entregar para a família. Certamente esses cartões farão parte de boas lembranças no futuro.


Calendário do advento das emoções

Enquanto se conta os dias para a chegada do Natal, que tal trabalhar com os pequenos as emoções através do Calendário do Advento das Emoções.

A ideia é, cada dia (entre os dias 1 e 24 de dezembro), realizar uma atividade que ajude as crianças a reconhecer e administrar as distintas emoções.

Você pode criar o calendário utilizando uma cartolina e em cada dia, escreva um sentimento como: alegria, tristeza, medo, raiva, nojo, tédio, prazer, calma, empatia, tédio, ira, segurança, insegurança e outros, podendo repetir as emoções. Deixe bem colorido e divertido.

No final, a cada dia, lembre-se de cada emoção da criança dentro do ano e como ela agiu dentro de cada situação.

Ela pode expressar cada lembrança com um desenho ou algum outra atividade sugerida entre vocês.


Calendário das ações
Outra proposta é o Calendário das Ações que tem a mesma base da sugestão acima, porém ao invés de escrever emoções em cada dia da semana, escreva ações como: Doar brinquedos, dividir com o amigo, não bater, não chutar, sorrir mais, abraçar o papai e a mamãe, comer cenoura e enfim entre outras ações que estimulem um convívio saudável para a criança.

Neste caso, o calendário pode ser personalizado conforme a personalidade de cada criança.

Essas são algumas das inúmeras atividades que pode ser feita neste período junto com os pequenos, mas o mais importante dessas atividades é poder realiza-la junto com eles, unindo mais os laços familiares e mostrando a importância da unidade e fraternidade.

 

Fonte: Educlub