Dicas para Mamães

Atividades no verão requerem cuidados!

Em tempos de férias, não há nada melhor do que aproveitar os dias quentes para atividades ao ar livre, como ir à praia, piscina ou até mesmo para o parque brincar com os pequenos, não é mesmo? Porém, em dias de muito calor é necessário um pouco mais de atenção para garantir a saúde e bem-estar das crianças. Principalmente os cuidados com a pele e hidratação.

E com práticas simples, todos podem aproveitar o verão brincando bastante e com toda a segurança necessária. Confira abaixo algumas delas:

Protetor solar
O fator ideal para as crianças é o 50 ou o 50+, mas é preciso passar com frequência ao longo do dia. Os sprays que protegem do sol se espalham mais facilmente e, por esse motivo, é o mais indicado para as crianças que irão brincar na água.

Óculos de sol
Os óculos de sol são essenciais para proteger os olhos das crianças dos raios UV nocivos. Até à adolescência as crianças simplesmente acumulam a radiação solar e é aí que a proteção contra a mesma seja crucial e indispensável.

Chapéu ou boné
O rosto é um dos lugares mais afetados ao se expor ao sol, por isso, além de se proteger com o protetor solar, é importante que as crianças usem bonés ou chapéus, o que pode fazer com que sejam evitadas dores de cabeça e outros possíveis mal-estares.

Roupinhas protetoras
Ainda nos primeiros meses ou anos, a pele das crianças ainda é muito sensível a temperaturas altas e baixas. Por isso é sempre indicado que em caso de muita exposição ao sol, como praias e piscinas, os pequenos façam o uso de camisetas que protegem contra a radiação solar que são nocivas à saúde.

Beber bastante água
A hidratação é fundamental no verão. Com a correria das brincadeiras, as crianças acabam não ingerindo tanta água e com isso mal estar, febre, cansaço e até mesmo perda das atividades normais de consciência podem se tornar consequências da desidratação.  Por isso tenha sempre por perto uma garrafinha de à disposição das crianças e as incentive. Ah e essa dica também vale para os papais e mamães também!

Evite as horas de maior calor
Para evitar escaldões, queimaduras solares, fadiga e desidratação, evite expor as crianças ao sol durante as horas de maior calor, ou seja, entre as 11h00 e as 16h00.

Procure uma sombra
Uma sombra é fundamental para que a criança possa descansar periodicamente da exposição solar. Faça intervalos regulares durante o período de sol, com a desculpa de colocarem protetor solar, beberem água, comerem um lanchinho ou brincarem um pouco na sombra.

Algumas dicas muitas vezes já fazem parte da rotina com as crianças, mas é sempre bom reforça-las, até mesmo para a educação dos pequenos sobre os cuidados com a saúde durante as primeiras fases de crescimento.

Fonte: Pequenada