Dicas para Mamães

Atividades para fazer nas férias com as crianças

As férias chegaram!!! Calma e respira, nós podemos te ajudar! 

Os pequenos estão eufóricos em casa à procura de atividades para fazer. Aliás, eles só querem brincar. Pensando nisso, separamos algumas atividades para fazer com a criançada neste período de férias. Confira!

01 – Incentivar a leitura
Leia com os pequenos e dê opções de leitura de historinhas, para cultivar cada vez mais o hábito pela leitura. Para deixar esse momento ainda mais especial, proponha leituras ao ar livre ou crie um ambiente divertido e alegre em casa.

02 – Cuidar do jardim ou da horta caseira
Separe um momento para as crianças ajudarem a cuidar das flores, plantar vasos, fazer a manutenção dos canteiros ou mesmo dar início a uma pequena horta com alguns temperos, ervas e verduras. Uma atividade ótima para exercitar o contato com o ambiente, aumentar a cumplicidade e valorizar o trabalho em cooperação.

03 – Fazer um dia da faxina à fantasia
Para ajudarem nas tarefas domésticas e deixar esse momento mais divertido, proponha uma fantasia de herói ou princesa preferida, ou até mesmo de um personagem que seja de criação da própria criança. O valor desse trabalho é essencial para o bem-estar da casa e para a formação dos valores de organização e disciplina.

04 – Separar, organizar e doar os brinquedos
Uma atividade ótima para organizar e separar aqueles brinquedos que as crianças não brincam mais e depois doar para alguma instituição ou para quem mais necessita. Uma ação para limpar e organizar o espaço de brinquedos, além de ensinar os pequenos a importância da doação. Isso também pode ser feito com as roupas que já não servem mais.

Mas vale lembrar que os brinquedos quebrados e as roupas rasgadas e velhas não devem ser doadas.

05 – Sessão cinema em casaOutra dica é organizar uma exibição especial de cinema em casa, por meio das plataformas de filmes ou até mesmo pela própria TV. Inúmeros canais e sites possuem filmes infantis gratuitos. Junte a família, convide alguns amiguinhos e faça comidinhas deliciosas como pipoca, frutas, sucos e doces.

06 – Faça um karaokê
Esta brincadeira pode despertar a verdadeira “Estrelinha do Rock” que existe dentro da sua casa. A internet, Apps e algumas televisões possuem o recurso de karaokê. Assim, você pode selecionar as musiquinhas infantis e ainda criar microfones com rolo de papel higiênico, bola de papel e muita criatividade. 

07 – Construir uma árvore genealógica da família
Organizar uma trilha sobre a história da família, identificando com desenhos (feitos pelas crianças) ou fotos de cada parente. Uma brincadeira que ensina os pequenos a mostrar quem é quem, além da importância da união familiar.

08 – Fazer uma oficina de arte
As crianças amam desenhar e, a partir dos dois anos, ficam mais interessadas em explorar materiais diferentes. São muitas as possibilidades: criar imagens e rabiscos com papéis, gizes de cera, pincéis, modelar com massinhas, fazer recortes e colagens. Para deixar a brincadeira mais “profissional”, pode ser feito um mural para expor todas as obras de arte criadas pelos pequenos.

09 – Fazer um piquenique
O primeiro passo é escolher onde será seu piquenique, que pode ser um parque da sua cidade ou, até mesmo, o quintal da sua casa. Depois escolha os lanchinhos que a criançada mais gosta e coloque tudo em uma bolsa ou caixa térmica. Além disso, separe uma toalha – aquelas com estampa xadrez são típicas de piquenique –, copos, talheres e guardanapos de papel. Lenços umedecidos são ótimos para limpar as mãos das crianças antes do lanchinho, e não se esqueça de levar um saco plástico para recolher o lixo.

Não esqueça, também, do repelente e protetor solar!

10 – Relembre e ensine algumas brincadeiras da sua infância
Aproveite para investir em sua memória afetiva e relembrar as principais brincadeiras de sua infância. Jogar peteca, passa-anel, brincadeira de pião, pular corda e “stop” são algumas das atividades que podem ser ensinadas. Certamente, seus pequenos também vão se interessar bastante por elas, principalmente por saberem como você passava seus dias se divertindo.

Por último, vale lembrar que BRINCAR é assunto sério. É um direitoda criança previsto no artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança, no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no artigo 227 da Constituição Federal.

Aproveite as férias com os pequenos e divirta-se!

FONTE Leiturinha.com, E-mais Estadão e Crescer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.