Dicas para Mamães

Saiba mais sobre atividades sensoriais e seus benefícios para bebês

Você sabia que as atividades sensoriais são importantes para o desenvolvimento de bebês e crianças? Elas auxiliam na descoberta de sensações e estimulam os sentidos de forma divertida e muito criativa. Esse tipo de atividade tem como característica beneficiar o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, sendo essencial nos primeiros anos de vida. As brincadeiras sensoriais para bebês são aquelas que divertem ao mesmo tempo em que estimulam os cinco sentidos, que são visão, audição, olfato, paladar e tato. A seguir, confira mais dicas sobre esse assunto e conheça melhor os seus benefícios.

Atividades sensoriais: como fazer?

Uma das vantagens de investir em brincadeiras sensoriais para estimular o desenvolvimento infantil é que elas são fáceis de fazer dentro de casa. De maneira simples e sem a necessidade de brinquedos muito elaborados, basta usar a imaginação e utilizar o que está à mão. Aliás, você sabia que, durante os primeiros anos de vida, tudo que está à nossa volta pode ser utilizado para o estímulo dos pequenos? Veja algumas ideias.

Visão

O desenvolvimento visual da criança pode ser trabalhado a partir de pequenas brincadeiras. Com bebês, experimente mostrar um de seus brinquedos preferidos e aguarde até que ele consiga focar neste objeto. Em seguida, faça alguns movimentos com ele e observe se a criança o acompanha com o olhar. Você pode levar o brinquedo para longe, aproximá-lo e até mesmo intercalar com outro objeto de sua preferência. 

Audição

Ainda nos primeiros meses de vida, é muito comum que a audição seja um dos sentidos mais explorados pela criança. Afinal de contas, em pouco tempo ela é capaz de reconhecer a voz de seus pais em um ambiente. Dessa forma, você pode estimular o desenvolvimento desse sentido a partir de músicas (mas lembre-se de controlar o volume) e até mesmo cantar para o bebê. Outra dica legal é chamar a atenção para os sons do ambiente, nomeando barulhos de carros, passarinhos, entre outros. Assim, a criança começará a entender o mundo ao seu redor. 

Olfato

O olfato é mais um sentido que desde as primeiras horas de vida começa a ser estimulado no bebê. Afinal, o cheiro da mãe e do pai é capaz de acalmá-la, além de sugerir proteção e conforto. Ainda nos meses iniciais, é possível estimular esse sentido a partir do aroma de coisas comuns dentro de casa. Por exemplo, apresente o cheiro de algumas frutas e aguarde a sua reação. Para isso, basta passá-las próximo ao nariz da criança. É interessante observar a reação a cada item apresentado, identificando os cheiros que mais agradam.

Paladar 

As brincadeiras sensoriais para estímulo do paladar podem ser inseridas assim que o bebê estiver passando pela introdução alimentar. Para isso, você pode escolher um alimento que a criança ainda não conheça e intercalar com outros que ele já tenha provado. Vale observar a reação do pequeno ao provar o novo sabor, verificando se ele ficará surpreso com o alimento. Outra dica para estimular o paladar é preparar um mesmo alimento em versões diferentes, variando a textura em cada uma. Com isso, a criança terá acesso a novas descobertas e, ainda, auxiliará você a entender as suas preferências alimentares.

Tato

O sentido do tato é muito interessante, pois diferente dos anteriores, ele não está relacionado a uma área específica do corpo. O tato pode ser estimulado em toda superfície do corpo, indo além das mãos. Brincadeiras sensoriais que estimulam a descoberta de diferentes texturas, como áspero e macio, são muito divertidas para a criança. Para isso, escolha tecidos ou objetos (como ursos de pelúcia) com essas texturas e apresente à criança, deixando que ela toque e, em seguida, passe suavemente por seus braços e pernas. Você também pode apresentar as variações térmicas, com objetos mornos e gelados.

Leia também: 8 dicas para aliviar as cólicas do seu bebê

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes sobre o universo infantil, continue acompanhando o blog da Mega Baby Store.

Related Posts