Dicas para Mamães

Saiba como brinquedos educativos auxiliam no desenvolvimento infantil

Nos primeiros anos de vida, a criança é apresentada a um mundo de novidades. São muitas descobertas e aprendizados e, para isso, os brinquedos educativos têm grande importância. Você sabia que a brincadeira vai muito além da diversão e contribui para o desenvolvimento infantil? Isso mesmo! Por isso, desde os primeiros meses de vida, é fundamental inserir brinquedos na rotina do bebê, com o intuito de proporcionar os estímulos necessários para o seu desenvolvimento em diferentes aspectos. 

O que são brinquedos educativos?

Como falamos acima, a brincadeira tem papel importante no desenvolvimento infantil. É através dos momentos lúdicos que a criança faz suas descobertas e desenvolve as suas habilidades. Nos primeiros anos de vida, as brincadeiras de fantasia, como o “faz de conta”, as histórias de super-heróis e os amigos imaginários são muito comuns. Mas além disso, oferecer brinquedos educativos que estimulam a criatividade para desenvolver habilidades cognitivas na criança também é essencial. Assim, enquanto brinca, ela também aprende.

Dessa forma, um brinquedo educativo nada mais é do que aquele objeto que estimula a criança em uma jornada de aprendizado. Peças de montar, blocos de encaixe e quebra-cabeça, por exemplo, são excelentes para desenvolver as habilidades motoras e cognitivas da criança, enquanto os objetos com sons e luzes, como o chocalho e o móbile para berço, são ideais para apresentar novos sons, formatos e cores. Esse tipo de brinquedo tem como diferencial oferecer à criança a possibilidade de explorar o novo. Eles ensinam sobre regras, compartilhamento e influenciam em diferentes aspectos da infância. 

Brinquedos educativos na primeira infância

A primeira infância é um momento muito importante para o desenvolvimento. Ela compreende o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade, sendo a etapa de descobertas e aprendizados. Durante os seus primeiros anos de vida, a criança adquire muitos de seus conhecimentos e é nesse período que ela aprende funções importantes, desde a leitura e raciocínio até as noções de interação e convívio social. 

Assim, os brinquedos educativos são grandes aliados da primeira infância. Com esse tipo de objeto, a criança tem acesso a diferentes experiências, facilitando as suas descobertas. Como falamos anteriormente, eles são necessários para o estímulo infantil, proporcionando aprendizados importantes a partir do simples ato de brincar. A descoberta de sons, cores e formatos, a interpretação, o raciocínio lógico, o compartilhamento e o convívio social são aspectos trabalhados com os brinquedos oferecidos para a criança durante a primeira infância.  

Leia também: Ideias de brincadeiras para aproveitar o tempo em casa

Hora da brincadeira: interação entre pais e filhos

Sabendo da importância dos brinquedos na infância, esse momento de diversão pode ser um grande aliado para estimular os vínculos afetivos entre pais e filhos. Dessa forma, é ideal que os adultos participem ativamente das brincadeiras, pois assim estarão participando também do desenvolvimento da criança. É importante lembrar que durante os primeiros anos de vida, os pequenos têm nos adultos um grande exemplo – prova disso são as brincadeiras de imitação. Por isso, encontrar nos pais ou nos cuidadores uma imagem de segurança e de inspiração faz toda a diferença para a criança durante o seu período de desenvolvimento e descobertas.

Se você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações interessantes sobre o universo infantil, continue acompanhando o blog da Mega Baby Store.

Related Posts