Dicas para Mamães

Com o vovô e a vovó pode tudo!

Muitos dizem que os avós acabam estragando as crianças, mimando demais. Porém, isso nem sempre é ruim, pois as crianças recebem muitos benefícios com esta relação. O contato direto e constante com os avós gera um efeito positivo através do apoio, ensinamentos e amor que podem oferecer para as crianças, além de exercerem o papel importante de unir e fortalecer a família. São eles que conhecem toda a história dos antepassados, vivem as tradições, ensinam brincadeiras, costumam contar ótimas histórias e são grandes exemplos para a nova geração. 

Segundo pesquisas realizadas por antropólogos e cientistas, as crianças com relacionamentos fortes com os avós são mais bondosas, generosas e possuem uma chance menor de desenvolver ansiedade e depressão no futuro. Esse contato também aumenta o desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional e melhora a relação com os amigos.

A pesquisa ainda listou importantes fatores que os avós proporcionam a seus netos, são eles:

01 – Árvore genealógica
Ajudam os netos a entender e interpretar a história da família. Contam quem foram os avós dos avós, o que faziam, de onde vieram, e assim por diante.

02 – Mentores
Ensinam e transmitem habilidades práticas e de conhecimento da vida.

03 – Espiritual
Oferecem conforto, encorajamento e conselhos.

04 – Caráter
Se esforçam para nutrir e dar forma ao caráter e à personalidade de seus netos, para que se tornem membros éticos e responsáveis na vida em sociedade.

05 – Recreação
Tentam organizar, facilitar e participar de atividades de lazer com os netos.

06 – Fortalecimento e Identidade familiar
Encorajam fortes relações familiares e comportamentos interpessoais apropriados entre os membros da família.

07 – Investimento
Ajudam netos a se tornarem financeiramente autossuficientes na idade adulta.

Esses são alguns dos fatores principais da presença dos avós na rotina das crianças. Além de tudo isso, os pequenos podem garantir momentos únicos e eternos, que ficarão gravados na memória e irão levar para toda a vida. Preserve e valorize esses momentos!

FONTE: Blog Longevidade, Rihappy e Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.