Dicas para Mamães

Como ensinar as crianças a cultivarem as amizades?

No dia 20 de julho é comemorado o Dia Internacional da Amizade e o Dia do Amigo, e não existe nada melhor do que ter sempre pessoas especiais ao nosso lado, nos momentos bons ou ruins. Para o desenvolvimento infantil, se relacionar com os amiguinhos no parquinho, na escola ou em qualquer ambiente de vivência da criança, é super importante para que elas se identifiquem umas com as outras, e se reconheçam através das interações. Além disso, também ajuda a conviver em unidade, a dividir os brinquedos, a lidar com diferenças e a criar empatia e respeito. 

Se a criança for tímida, por exemplo, ela pode ser estimulada a fazer novas amizades nestes ambientes de convívio através de brincadeiras, esportes e, até mesmo, dos personagens favoritos. Mas é sempre importante respeitar a personalidade de cada um. 

Em meio às redes sociais, vale lembrar que não é a quantidade de amigos que importa, mas sim, a qualidade das relações, a força dos laços e o respeito acima de tudo.

Listamos algumas dicas de como colaborar para que as crianças saibam criar amizades verdadeiramente harmoniosas e respeitosas, confira:

01 – Incentive e mostre para as crianças a importância de compartilhar seus brinquedos com os amigos. Isso irá ajudá-las, tanto a ver quanto entender melhor a felicidade nos amiguinhos;

02 – Estimule a demonstração de afeto e carinho, e mostre que a amizade deve ser cultivada diariamente;

03 – Permita que a criança traga amigos para casa ou visite seus amigos. Esta aproximação fortalece a relação entre elas, além de garantir a interação entre os pais;

04 – Explique que a criança pode ser ela mesma com os amigos;

05 – Lembre aos pequenos que a amizade não evita conflitos pontuais, e que o melhor caminho para solucioná-los é conversando e não brigando;

06 – Mostre que eles devem  torcer pelos amigos, e perceber como a vitória deles faz bem. Isso ajuda a criança a entender que desejar o bem do amigo é desejar o bem a si mesma.

07 – Ensine que, umas das funções do amigo é saber escutar quando o outro precisa, apoiar nos momentos difíceis e, também, animá-lo quando ele estiver triste.


Converse sobre a importância do contato com outras pessoas. Cultive momentos de socialização para que aproveite todos os benefícios que a amizade proporciona!

FONTE: Claudia Abril, Guia Infantil e Blog Leiturinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.