Dicas para Mamães

Erros que os pais cometem na saúde bucal das crianças

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal e uma dentição perfeita se cria desde os primeiros anos de vida. Mas muitos pais e responsáveis, por falta de informações, cometem algumas falhas quando o assunto é cuidar da saúde bucal das crianças.

As crianças aprendem tudo pelo exemplo, por isso é tão importante que os pequenos vejam e aprendam desde sempre os bons hábitos de escovação dos familiares para criarem a mesma rotina quando crescerem.

Listamos alguns erros mais comuns que os pais mais cometem na hora da higiene bucal, confira:

01 – Não acompanhar a criança na hora da escovação
Deixar a criança sozinha na escovação, terá grandes chances de não realizarem a higienização como deve ser feita. O ideal é ensinar, sempre acompanhar e ficar ao lado da criança enquanto ela escova, assim você poderá corrigi-la e melhorar a qualidade da ação.

02 – Usar produtos inadequados para a idade
Escolha sempre escovas e pastas fabricadas e pensadas para o público infantil. Esses produtos vão contribuir com a saúde bucal e também com o interesse dos pequenos por aquele momento.

03 – Não tornar a rotina de higiene bucal divertida
Para deixar este momento mais divertido e convidativo para as crianças, o ideal é colocar uma música ou fazer algumas brincadeiras que podem tornar cada minuto prazeroso, sem ser uma obrigação.

Outra dica é estabelecer combinados com a criança para evitar a resistência e a negativa nos momentos que antecedem a higienização.

04 – Não usar o fio dental
O uso do fio dental é necessário mesmo na infância. Ele já deve ser introduzido para contribuir com a formação do hábito, além de alcançar regiões em que a escova não chega.

05 – Faltar nas consultas odontológicas
Pode parecer besteira, mas muitos pais só levam os filhos para consultas odontológicas, quando algum problema aparece. As consultas anuais para acompanhar a formação dental e o surgimento de cáries, por exemplo, são necessárias. A primeira visita ao dentista deve acontecer aos 6 ou 7 meses, idade em que nascem os primeiros dentinhos de leite.

06 – Doce em excesso
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as crianças menores de dois anos não devem ingerir açúcar. Os pais e responsáveis acabam introduzindo os doces sem algum controle e criam uma realidade propícia para o surgimento de cáries, além de outras doenças associadas.

07 – Oferecer leite na hora de dormir.
Mesmo sendo muito rotineiro na vida de algumas crianças tomar leite antes de dormir, saiba que esse “mimo” pode custar caro em termos de saúde bucal. Isso porque o leite é enriquecido com cálcio e vitamina D, sendo bom para fortalecer os dentes. Mas também é rico em lactose, um tipo de açúcar que contribui para a formação de cáries. O que pode ser feito é cultivar o hábito de oferecer o leite pelo menos uma hora antes de a criança dormir, fazendo em seguida a higiene bucal.

 

Vale relembrar que o exemplo é o melhor caminho para ensinar os pequenos a cuidarem a manterem a saúde bucal em dia. Para mais informações e dúvidas, fale com um dentista especializado ou com o seu médico pediatra.

 

Fonte: Vix e São Paulo para Crianças