Dicas para Mamães

Ler é uma viagem – Incentive o hábito da leitura nas crianças

O mês de abril é marcado por datas que contemplam e valorizam o universo da leitura, isso porque no dia 02 comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, 09/04 o Dia Nacional da Biblioteca, 18/04 o Dia Nacional do Livro Infantil e do escritor Monteiro Lobato. Por fim, no dia  23/04, o Dia Mundial do Livro. Motivos para comemorar a leitura não faltam neste mês.

Entender a importância da leitura ainda na educação infantil é uma atitude necessária, não somente para educadores e instituições de ensino, mas também para os papais, mamães e responsáveis, que devem incentivar o hábito e estar cientes dos benefícios conquistados com a prática da leitura.

O contato direto com os livros e as  histórias auxiliam no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, intelectual, melhora o vocabulário, a fala e até mesmo o rendimento escolar. Além disso, estimula a criatividade, favorece a aquisição cultural, melhorar a escrita, o desenvolvimento da imaginação e o estímulo às atitudes éticas, entre outros.

Separamos algumas dicas para você inserir a leitura na rotina das crianças e como tornar este momento mais prazeroso e divertido. Confira:

01 – Crie uma rotina de leitura

Introduza o hábito de ler de forma natural no dia a dia das crianças, e não imponha! Defina horários e momentos específicos para a leitura, criando uma rotina.

02 – Assuntos de interesse

Observe os assuntos que mais chamam a atenção das crianças e escolha livros do segmento observado. Assim, o interesse pela leitura começará a ser mais agradável.

03 – A leitura tem que ser prazerosa

Se perceber que a criança não gostou do livro, não consegue prestar atenção ou desfoca no meio da história, não tem problema. Lembre-se que a leitura, antes de tudo, precisa ser prazerosa. Crie metas, por exemplo, ler uma, duas, três páginas por dia, ou até onde a criança estiver disposta. Sem forçá-las!

04 – Leia junto

As crianças replicam tudo o que nós adultos falamos e fazemos. Por isso, aproveite o momento para ler o seu livro preferido junto com a criança. Você pode, inclusive, pedir para que ela leia para você. 

05 – Faça perguntas sobre o enredo

Estimule conversas em torno da história lida, faça perguntas, deixe que reflitam e pensem sobre a temática abordada. Isso estimulará o desenvolvimento do pensamento crítico dos pequenos.

Você pode trazer para este momento lápis de cor, canetas coloridas e papéis, para que a criança possa se expressar por desenhos, pinturas ou escritas sobre o entendimento do contexto lido.

06 – Transforme o hábito em momentos de descontração e diversão

Quando a literatura é vista como um momento descontraído, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e muito mais prazeroso. Para isso, pense em criar um ambiente divertido, que pode ser no quarto, na sala, brinquedoteca ou até mesmo no pátio e perto das árvores. Você também pode inserir lanchinhos nesses momentos.

07 – Crie fichas ou tabelas de leitura

As fichas de leitura podem ser criadas pela própria criança, para que elas preencham e acompanhem a quantidade de livros já lidos durante a semana, o mês ou o ano.

Inclua na ficha/tabela:

– Nome do livro
– Nome do autor ou autora
– Início e término da leitura
– Pontuação com números, estrelinhas ou outros símbolos que sinalizem a satisfação da leitura

08 – Assine um clube do livro

Existem muitas editoras e empresas que estimulam a leitura infantil através das assinaturas, enviando mensal ou trimestralmente boxes de livros, revistas, gibis e outros. Escolha uma da sua preferência.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para organizar a sua rotina de leitura com as crianças e faça deste momento mais prazeroso, divertido e enriquecedor para o processo de desenvolvimento intelectual e cultural dos pequenos.



Fonte: Blog da Leiturinha, Educa Mais Brasil e Museu da Imaginação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.