Dicas para Mamães

O inverno chegou! Como proteger as crianças?

Ficar doente está fora de cogitação mas, com o início do inverno, as baixas temperaturas e o tempo seco, as crianças acabam ficando mais vulneráveis a resfriados, tosses, gripes, coriza e outros problemas que acontecem devido à mudança climática.

Os especialistas explicam que esses problemas começam a ocorrer com as crianças e também com os adultos entre os meses de abril e julho, que é quando ocorrem as mudanças mais bruscas e drásticas de temperatura durante o dia. Além disso, com a diminuição da umidade relativa do ar, as partículas ficam em suspensão por mais tempo, e os lugares permanecem mais fechados, favorecendo ainda mais as contaminações.

Para proteger as crianças das doenças nesta estação, separamos algumas dicas preventivas:

01 – Ambientes mais arejados 

Ajuda a evitar a propagação de doenças que se disseminam pelo ar, como viroses, crises alérgicas e infecções respiratórias. A entrada e saída de ar diminuem o alojamento dos vírus e bactérias.

02 – Ambientes mais limpos

Livre-se da sujeira e da poeira. Estas aumentam a probabilidade de crises alérgicas nas crianças, principalmente quando a temperatura cai.

03 – Cuidado ao utilizar aquecedores

Neste período, é normal recorremos aos aquecedores para espantar o frio, mas atenção: para não piorar a qualidade do ar, opte por aquecedores à água ou óleo, pois esses aparelhos dispõem de radiadores que circulam e aquecem o ar sem ressecá-lo.

04 – Hidrate as crianças

Por ser um tempo seco, a hidratação se torna ainda mais essencial e, por isso, é importante  aumentar a ingestão de líquidos. Para calcular a quantidade ideal para as crianças, considere de 50 a 60 ml de água para cada quilo do peso da criança, diariamente. 

05 – Alimentos mais saudáveis

Alimentos mais saudáveis, como sopas quentes de legumes, frutas, frango, peixe e verduras, são verdadeiros aliados para incluir nas refeições dos pequenos. 

06 – Agasalhe bem os pequenos

As crianças geralmente costumam se incomodar com a quantidade de roupas, mas agasalha-los bem e incluir toucas, luvas e meias é necessário neste período. 

07 – Banho somente com temperatura ambiente

O indicado é que o banho seja realizado durante o final da manhã ou início da tarde. Nesses períodos, a temperatura ambiente é mais quente e evita que os pequenos fiquem expostos ao frio e se arrisquem a contrair gripe ou resfriado. A temperatura da água deve ser morna, em torno de 30 graus.  

Em qualquer primeiro sinal de febre alta, tosse e/ou problemas respiratórios, um médico pediatra deve ser consultado. Seguindo essas orientações, você e sua família aproveitarão o frio e o aconchego do inverno sem preocupação.

Fonte: Crescer e Personare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.