Dicas para Mamães

O que podemos aprender com a animação “Encanto” da Disney?

Não contém spoilers!

A Disney é especialista em criar histórias fortes, divertidas e muito emocionantes, e ela nunca decepciona. Na nova animação “Encanto” a protagonista Mirabel ensina valores importantes às crianças, como defender aquilo que acredita e saber pedir ajuda quando for necessário, além de trazer sempre a família como foco principal e o saber entender o amor próprio.

Um musical rico em cores, o filme baseia-se na cultura colombiana e conta a história da família Madrigal, composta por dez pessoas que possuem um poder mágico tradicionalmente conquistado aos cinco anos.

Quer saber mais motivos para assistir ao filme e explicar sobres alguns valores abordados para os pequenos? Confira!

Lição 01 – Você é muito mais do que a sua aparência!
Através da história, as crianças podem entender que a beleza está para além da cor ou de ter um cabelo cacheado ou liso, ser magra ou gorda, alta ou baixa. Ser bonito ou bonita está ligado a valorização das suas qualidades.

Lição 02 – Aprenda a pedir ajuda!
A personagem Luisa, passa por isso e vive uma linda jornada em aprender a lidar com as próprias frustrações e a redescobrir o seu valor. Por isso, pedir ajuda é tão importante para entendermos que não precisa ter a pressão de fazer ou levar tudo nas costas sozinhos. Além de refletir a importância de poder contar verdadeiramente com a família.

Lição 03 – Não tenha medo de questionar as pessoas!
Assim como Mirabel, as crianças possuem uma autenticidade de procurar respostas para tudo e por isso vivem fazendo perguntas. E a protagonista mostra que está tudo bem termos dúvidas e nos posicionarmos, questionando quem está ao nosso redor.

Lição 04 – Confie no coração!
Confiar nos seus instintos é uma das características marcantes de Mirabel, ela consegue ouvir o que seu coração está dizendo quando aparece um problema. Mas claro que este não é processo fácil ou óbvio, exemplo disso são as inseguranças da protagonista, com dúvidas se está fazendo o certo, mas decide seguir mesmo com medo.

Lição 05 – Sua opinião pode ser diferente da dos outros e está tudo bem.
O filme mostra que as pessoas são únicas, com pensamentos diferentes e opiniões que inevitavelmente vão divergir. Mas isso não significa que não iremos encontrar conexão um com o outro. Um grande exemplo disso é relação de Mirabel com sua irmã Isabela. Elas ensinam que se olharmos com atenção e respeito para a história do outro, conseguimos enxergar os verdadeiros motivos que os levam a ter determinadas atitudes.

Lição 06 – A união da família!
Mesmo com todo o desenrolar da história, a família Madrigal é um grupo muito unido e companheiro. Na animação podemos notar sentimentos de acolhimento entre todos os integrantes, possíveis brigas e reconciliações. Tudo que uma verdadeira família tem.

Lição 07 – Somos únicos!
Ao desenrolar da história, podemos notar que vários personagens da família Madrigal tem diversos dons, o que acaba tornando cada pessoa única. Por isso, podemos aprender que todos somos únicos e que nossa família irá nos aceitar do jeito que for.

Lição 08 – A mais importante…
NÃO FALAMOS DO BRUNO! rs  – Para entender essa, só assistindo o filme!

Brincadeiras à parte, “Encanto” é um filme leve, divertido, com muita música para toda a família. Prepare a pipoca, reúna toda a criançada e divirtam-se.

FONTE: Purebreak e UOL Splash