Dicas para Mamães

Para mamães de primeira viagem…

A chegada de um bebê é um momento muito especial para toda a família, principalmente se for o primeiro filho ou a primeira filha. E sabemos que a maternidade é uma jornada de inúmeras descobertas, tanto para as crianças quanto para mamães e papais, mas que também pode ser bastante impactante.

Pensando nisso, separamos 10 dicas super úteis que irão ajudar as mamães nessa nova jornada. Para que possam aproveitar ao máximo esse momento que é único. Confira abaixo:

01 – Faça um planejamento
Os primeiros meses são os mais desafiadores, por isso é importante criar uma lista de compras e atividades a serem feitas, além de uma rotina, afim de diminuir o cansaço e a sobrecarga.

02 – Se possível, prepare um reserva financeira de emergência
Além dos gastos tradicionais, é importante também criar uma reserva de emergência, para evitar dívidas ou surpresas futuras.

03 – Elabore uma rotina com o bebê
Otimizar tempo e organizar a rotina diária
é fundamental. Definir horários para o banho do bebê, refeições, passeios, sonecas e visitas de familiares, são importantes neste momento.

04 – Planeje o seu parto
Defina se você deseja fazer parto normal ou cesariana, com qual médico será o procedimento, se terá uma doula te auxiliando, em qual posição gostaria de dar à luz, se deseja receber anestesia, dentre outros. Uma dica interessante é, se possível, fazer visitas em maternidades nas quais gostaria de ter o seu bebê, para conhecer a infraestrutura e diminuir sua ansiedade.

05 – Amamentar pode não ser tão simples…
Amamentar nem sempre é um a tarefa fácil, não é mesmo? Na verdade é uma atividade que pode ser bem desafiadora.
Pesquise por técnicas de amamentação antes do parto com a intenção de que esteja preparada quando o bebê nascer. Entenda sobre os bancos de leite e pesquise outros planos, caso ocorra algum obstáculo que a impeça de amamentar. Algumas mulheres desenvolvem rachaduras e feridas nos mamilos, por isso, procure se inteirar para evitar isso e saber como lidar com esse desafio, caso ocorra com você.

06 – Aprenda a aliviar as cólicas do bebê
Todo os bebê sofrem, em algum momento, de cólicas e as mesmas fazem parte do processo de amadurecimento do sistema digestivo de um recém-nascido. Não se desespere, fique calma e utilize técnicas que diminuam as cólicas do pequeno, como por exemplo: colocar o bebê com a barriga para baixo, propiciar banhos de água morna e fazer massagens, além de outras inúmeras técnicas.

07 – Imponha limites
Todo mundo adora dar palpites, sugestões, opiniões e críticas na forma de como cuidar do seu bebê. Em alguns casos é importante ouvir essas dicas vindas de pessoas com mais experiência, mas também é importante criar limites e aprender a ignorar os comentários que não agreguem valor. Existem diversas formas de criar uma criança.

08 – Organize as visitas
Um cuidado essencial é organizar as visitas. Todos os seus familiares e amigos vão querer visitar o seu recém-nascido; no entanto, você estará muito cansada para ser uma boa anfitriã. Tente ser transparente e peça às pessoas que agendem as visitas com antecedência.

09 – Cuide de você também
Ser uma mãe e de primeira viagem é bastante exaustivo. Lembre-se de que é fundamental cuidar de você também. Alimente-se corretamente, aproveite os sonos do bebê para dormir junto e procure separar um tempo pra você. Afinal, para que você possa cuidar bem do seu filho, é preciso que você esteja saudável, tanto física quanto mentalmente.

10 – Divida as responsabilidades com o pai
As responsabilidades de cuidar de um bebê não devem ser apenas da mãe, jamais! Engaje os pais nas atividades do bebê, tanto para que você possa descansar quanto para que pai e bebê possam criar um vínculo.

IMPORTANTE: Peça e aceite ajuda.

A gente sabe que ter um filho é um momento único para uma mulher, nos tornamos super-heroínas e queremos proteger e amar esses pequenos com toda a nossa força do mundo. É normal querer fazer tudo sozinha e ficar 100% do tempo dedicada ao bebê, mas é importante entender, que bebês dão muito trabalho, sendo necessário pedir e aceitar ajuda. Você acabou de sair do hospital com um recém-nascido, e sua vida está prestes a mudar.

Até se adaptar a uma nova rotina, é fundamental contar com seus familiares tanto na tarefa de cuidar do bebê, como para arrumar a casa, abastecer a geladeira, dentre outras tarefas.

Essas são algumas diquinhas que farão toda a diferença neste processo em ser mãe de primeira viagem. Não se desespere, você é forte e fará um ótimo trabalho, aliás nós somos mães.

Fonte: Criovida