Dicas para Mamães

 Vamos cuidar do nosso planeta juntos

Junho é um mês conhecido por suas festividades juninas, e também por ser um mês dedicado aos cuidados com meio ambiente e com a natureza. Isso porque contamos com algumas datas comemorativas que valorizam a preservação, por exemplo:

– 01.06 – Semana do Meio ambiente
– 03.06 – Dia Nacional da Educação Ambiental
– 05.06 – Dia da Ecologia, Dia Nacional da Reciclagem e o Dia Mundial do Meio Ambiente.
– 08.06 – Dia Mundial dos Oceanos

Um período para refletirmos sobre as urgências e alternativas, para cuidar e preservar o nosso meio ambiente, além de garantir um mundo melhor para as gerações futuras. 

A poluição do solo, das águas, do ar, o aquecimento global, o esgotamento dos solos, a escassez de água e a extinção de espécies animais e vegetais são alguns dos problemas ambientais enfrentados pelo nosso planeta. Diante desta lista, convidamos a Bióloga, Educadora Ambiental e Professora de Biologia formada pela UFSCar de São Carlos – SP, Thaís Silva, para explicar sobre a importância e ações que podem ser inseridas em casa, na escola e no dia a dia dos pequenos, que ajudarão na criação de valores e cuidados com o nosso planeta para as crianças

A Educadora explica que a infância é uma fase de descobertas, momento em que as crianças constroem as percepções sobre o mundo. Portanto, começar desde cedo a entender a importância da natureza e dos cuidados com ela é fundamental para fortalecer a cultura de pertencimento ao meio ambiente. 

“Se entender como parte do ecossistema é o ponto fundamental, que faz toda a diferença na construção de um cidadão crítico e preocupado com as questões ambientais”, acrescenta Thaís.

Ela ensina que repensar atitudes como cuidar dos descartes, mudar hábitos alimentares, usar água sem desperdícios, substituir meios de transporte para os que poluem menos e outras, podem favorecer o meio ambiente. Esse é o nosso principal papel, além de ensinar e ser exemplo para as crianças.

Uma alternativa simples listada pela especialista é inserir atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, contação de histórias e atividades culturais. São meios eficazes para trabalhar de forma leve, divertida e envolvente os temas ambientais com a criançada.

A Educadora reforça que as vivências podem contribuir muito para o aprendizado e, assim, inserir atividades como explorar o jardim de casa e passeios no parque, podem se tornar experiências simples, que abrem espaço para observar a diversidade de vida, conversar sobre a importância dela e gerar experiências afetivas com a natureza. 

“Além de todas essas dicas, destaco também a utilização de filmes que abordam a temática ambiental, que podem gerar momentos de discussão muito interessantes. Por exemplo: o filme O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida”, recomenda a especialista.

Como citado pela Bióloga, criar uma horta ou jardim em sala de aula, ou em casa, também é uma forma das crianças manterem o contato diário com a natureza, além de ajudar a trabalhar a ciência na prática, mostrando as etapas de desenvolvimento da planta. 

Os Pais, professores e educadores em geral, têm como função principal ensinar estes valores e cuidados com o nosso planeta, para criar cidadãos conscientes e engajados nas causas ambientais, garantindo assim um mundo seguro e mais feliz para se viver. 

“Cuidar do mundo é uma responsabilidade de todos, que deve ser passada de geração a geração”, finaliza Thaís.


Fonte: Thaís Silva – Bióloga, Educadora Ambiental e Professora de Biologia – Formada pela UFSCar de São Carlos – SP 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.